Google+
 

Tour no Louvre com Beyoncé e Jay-Z

Se você já foi alguma vez ao Museu do Louvre em Paris, pode ter saído de lá com alguma preguiça de voltar. Isso porque ele é um dos maiores museus do mundo, tem mais de 380 mil peças no acervo (só 35 mil ficam em exibição permanente), e para você conseguir ver tudo, precisa de pelo menos quatro dias inteiros dedicados só a isso. Correr uma maratona não parece tão difícil assim, não é? Brincadeiras à parte, visitar o Louvre é realmente um exercício de condicionamento e paciência. As distâncias lá dentro são realmente enormes e a muvuca é garantida diariamente.

735x413mv

Mas agora, se você quiser fazer uma visita express, e ver tudo que tem de mais importante lá dentro, sem gastar nenhum tostão, seus problemas acabaram! Na calada da noite, o casal megastar Beyoncé e Jay-Z fez a cena das artes clássicas virar de ponta cabeça, gravando seu último clipe, da música ‘Apeshit‘, escondido no museu. Em pouco mais de 6 minutos, dá para ver as obras mais importantes do acervo, aquelas que ao vivo sempre tem uma multidão em volta se engalfinhando para conseguir uma boa foto para o Instagram. Claro que para a realeza de Bey-Z, o Louvre abriu as portas com exclusividade, então é bem provável que essa seja a melhor visão que você vai conseguir das obras-primas na vida.

Claro que o clipe não saiu incólume, e teve muita polêmica em torno dele. Puristas não se conformam que uma das mais importantes instituições de arte do planeta tenha se ‘vendido’ para o mundo pop. Já o mundo pop não parece muito preocupado, e o vídeo já coleciona 58 milhões de visualizações. Talvez essa seja a única forma que muita gente, pelo mundo todo, com menos condições vai conseguir entender a suntuosidade e a relevância do Louvre. E com certeza muita gente (mesmo as com condições) vai descobrir que existe um universo além da Mona Lisa ali dentro.

the-carters-apeshit-louvre-02-720x405

Apesar de não precisar muito de propaganda, essa cartada fez a popularidade do Louvre disparar, principalmente no público jovem. E não demorou para capitalizar em cima disso. Agora já está disponível para quem vai ao museu, uma espécie de ‘tour dos Carters’. Em uma hora e meia de percurso, você passa pelas 17 obras que aparecem no video, que estão entre as mais importantes do acervo. Além, claro, de ‘La Gioconda‘ de Da Vinci, o tour passa por ‘A Coroação de Napoleão’ e o ‘Retrato de Madame Récamier’ de Jacques-Louis David, ‘A Balsa da Medusa’ de Théodore Géricault, ‘O Casamento de Canaã’ de Veronesi, a ‘Grande Esfinge de Tânis’ do Egito Antigo, a célebre ‘Venus de Milo, e a exuberante ‘Vitória de Samotrácia’ na escadaria, ambas da Grécia Antiga.

Quem visita o Louvre pela primeira vez, provavelmente vai acabar vendo isso mesmo. Bey-Z só institucionalizaram o roteiro básico. Agora resta saber quem vai conseguir realmente VER a exposição que eles montaram, enxergar além das obras e entender a denúncia que o video faz ao próprio império da arte eurocêntrica, colonialista, masculina e branca.

Apeshit-1

Fonte: Blog Chicken or Pasta

Gostou? Então compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>