Google+
 

Projeto italiano no novo aquário de NY

arquitetura-piero-lissoni-aquario-novayork_05

Nova York é repleta de atrações para os mais diversos públicos, e vai ganhar mais uma em breve: um novo aquário, que antes mesmo de ser construído, já dá o que falar. Para começar, o projeto para a construção da atração é resultado de um concurso entre escritórios de arquitetura dos mais renomados.

arquitetura-piero-lissoni-aquario-novayork_02

Foram 178 projetos inscritos, de 40 nacionalidades diferentes. Só por aí, já dá para ter uma ideia da diversidade e da criatividade que os julgadores tiveram que enfrentar para escolher o grande ganhador. E o projeto que levou o concurso doi o NYC Aquatrium, criação do famoso arquiteto italiano Piero Lissoni.

arquitetura-piero-lissoni-aquario-novayork_04

O ponto alto da obra é a surpreendente interação com as águas do East River, nos arredores do Queens. Ao lado dos arquitetos Miguel Casal Ribeiro, Mattia Susani e Joao Silva, Lissoni desenhou um sistema dinâmico, que permitirá aos visitantes experimentar a frente ribeirinha de diversas formas. Submerso em partes e cercado por películas resistentes de vidro, o espaço terá uma vista completa para o rio, oferecendo uma sensação de mergulho diante da fauna local.

arquitetura-piero-lissoni-aquario-novayork_03

A parte externa concentra uma espécie de calçadão, cercado de água, que se projeta para o rio como uma piscina infinita. Ao centro deste espaço haverá áreas expositivas de biomas do mundo inteiro. À noite, uma espécie de concha fecha todo o espaço para criar um planetário cheio de projeções.

arquitetura-piero-lissoni-aquario-novayork_01

Alguém duvida que a atração será um sucesso?

Gostou? Então compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>