Google+
 

O raro diamante azul

Os diamantes são uma forma cristalina de carbono, dura e transparente. Por muitos séculos, foram apreciados como a mais perfeita das pedras preciosas, sendo de grande valor na sociedade. Historicamente, a Índia foi o primeiro fornecedor de diamantes para o mundo; logo depois, o Brasil tornou-se a fonte mais importante, ultrapassado, por sua vez, pelas ricas descobertas da África.

Colar-Rose-Titanic-Diamante-Azul

Os diamantes coloridos são muito mais raros do que o incolor. Podem ter tons de amarelo, laranja, conhaque, roxo, verde, rosa, vermelho, azul ou azul escuro. O custo desses diamantes é incomensuravelmente elevado, devido à sua raridade, podendo chegar a mil dólares por quilate, se a pedra tem uma cor natural. Os diamantes coloridos são tão específicos que são avaliados de formas diferentes das outras pedras preciosas: eles não possuem lista de preço. Além disso, pequenas variações de cor resultam em saltos significativos em termos de valor.

diamantes-coloridos-3

Em janeiro deste ano, uma pedra de diamante azul, o mais raro dos diamantes coloridos, de 29,6 quilates, foi encontrada pela empresa Petra Diamonds, em Cullinan, na África do Sul. Especialistas acreditam que o exemplar pode ser vendido por um preço recorde, se tornando a pedra mais cara do mundo. Segundo eles a pedra é de um azul muito vívido, com extraordinárias saturação, tonalidade e claridade. Ou seja, perfeita para lapidação.

diamante azul 2

A mina de Cullinan já produziu centenas de pedras de altíssimo valor e é famosa por seus diamantes azuis, considerados os mais raros e cobiçados de todos os diamantes do mundo. Após a lapidação, um diamante similar de 26,6 quilates, descoberto pela companhia em maio de 2009, alcançou um valor pouco abaixo de US$ 10 milhões (R$ 23,6 milhões) em um leilão.

Gostou? Então compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>