Google+
 

O Grande Bazar de Istambul

A Turquia é repleta de bazares e grandes mercados, que há séculos vendem diversos tipos de mercadorias. O ato de vender e negociar é uma tradição para os turcos, por isso estes locais são muito procurados por quem deseja fazer compras no país. Dois dos principais bazares estão localizados emIstambul e atraem centenas de milhares de turistas todos os dias.

mercado-grand-bazaar-istambul

Quem gosta de fazer compras vai enlouquecer dentro do Grande Bazar, pois a oferta de produtos é imensa. Os preços são atrativos, mas é fundamental que você exerça a arte de pechinchar, pois o valor exibido na etiqueta nunca é o preço final do produto e, se você tiver boa lábia, vai conseguir ótimos descontos. Não tenha vergonha de pedir desconto e pechinchar, afinal os turcos fazer isto há milhares anos e o ato de negociar faz parte da tradição deles. Se a comunicação estiver difícil, use a calculadora ou o celular para mostrar os números do preço.

grande-bazar_257822

A abordagem dos vendedores pode incomodar algumas pessoas, mas é preciso ser tolerante. Eles tentam fazer de tudo para deixar os clientes bem à vontade. Muitos vendedores sabem se virar bem no inglês básico e alguns deles até arriscam palavras em português para chamar atenção dos consumidores brasileiros. Aliás, os turcos adoram os brasileiros e ficam muito animados com a nossa presença nas lojas.

1672957_orig

Uma bebida muito presente nos corredores do Grande Bazar é o chá. Certamente você vai ver vários turcos carregando bandejas com copinhos de chá ou então vendedores bebendo um chá em frente às suas lojas e oferecendo-os aos clientes. Os turcos adoram beber chá e gostam de oferecer a bebida aos visitantes como um gesto de simpatia. Mas também existe o famoso truque do chá quente, quando um vendedor serve ao cliente uma taça bem quente de chá para que ele demore bastante a tomá-lo e, então, fique o maior tempo possível dentro da loja enquanto a bebida não termina.

doces-Istambul_Blog-Vambora

O bazar foi construído em 1461 como um pequeno armazém e com o passar dos anos seu tamanho foi aumentando até chegar na dimensão atual. Sofreu diversos danos com incêndios e terremotos, sendo reconstruído novamente. É difícil determinar quais são os limites reais do bazar, pois todo seu entorno é tomado por lojas e não dá para saber se essas lojas pertencem ao Grande Bazar ou se fazem parte do comércio de rua de Istambul.

Gostou? Então compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>