Google+
 

Festival de luzes na França

festival-chartres-en-lumiere-910x607

Considerado o mais longo evento do gênero em todo o mundo, o Chartres en Lumières é um espetáculo de luzes que dura seis meses (de abril a outubro), quando 24 pontos da cidade de Chartres, a uma hora de Paris, são iluminados com a projeção de imagens em suas fachadas. Mais de 100 projetores, convencionais e de LED, iluminam igrejas, museus e ruas, durante 210 noites ininterruptas. Espalhadas pela cidade, as projeções podem ser visitadas a pé ou em um trenzinho que circula pelos pontos iluminados do evento.

O projeto cenográfico, assinado por coletivos de artistas franceses, é criado a partir de temas relacionados com o local iluminado, como a construção da igreja de Notre-Dame de Chartres, cuja projeção na fachada principal começa com homenzinhos fazendo uma espécie de rapel nas torres até darem início à montagem do monumento com blocos de pedra, em um mapeamento visual detalhista que paralisa quem assiste. Patrimônio Mundial pela Unesco e uma das maiores da França, essa catedral gótica do século 12 abriga quatro mil estátuas e 172 vitrais que ganham uma nova texturização, em uma espécie de ilustração colorida em 3D.

festival-chartres-en-lumiere2-910x609

Outro destaque do evento é a projeção no Museu de Belas Artes, assinado pela designer gráfica Leslie Epsztein, que se inspirou em mapas astrais e instrumentos astronômicos de medida do século 16 para criar os desenhos projetados.

Chartres en Lumières acontece também em locais como o teatro da cidade, o casario da rue de l’Étroit Degré e as pontes sobre o rio Eure. No entanto, o espetáculo não é apenas para ser visto e o visitante também pode fazer suas próprias criações visuais. A Galeria de Chartres, na antiga Capela de Sainte-Foy, é a versão interativa do evento, onde um tablet gigante disponibiliza 120 combinações de desenhos que podem ser escolhidos e projetados pelo próprio visitante.

festival-chartres-en-lumiere3-910x543

Chartres é uma das cidades do Vale do Loire, no centro-norte da França, destino conhecido pela maior concentração de castelos do mundo. A região abriga cerca de 300 dessas construções medievais abertas para visita, de um total de mil castelos.

Gostou? Então compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>