Google+
 

Escadaria restaurada pela Bulgari

A conservação e a restauração de bens históricos culturais de uma cidade abocanha uma grande fatia do orçamento público e isso, quando ganham a atenção e os cuidados que merecem. Alguns podem achar um investimento supérfluo mas vale parar para pensar: o que seria de muitas economias locais sem a generosa soma que entra do turismo?

bulgari-escadaria

Nos últimos anos, as marcas de moda italiana deram uma lição de investimento histórico na Itália – país que enfrentou uma grande crise econômica. Cada uma cuidou de uma grande e famosa obra arquitetônica de sua cidade de origem ou de sua região. A Fendi restaurou a imponente Fontana di Trevi (de 1732), na capital italiana, com um investimento de 2,4 milhões de euros e um ano e meio de trabalho. A Diesel destinou 5,5 milhões de euros para restaurar a Ponte di Rialto (construção do ano 1588) de Veneza, a cidade mais conhecida e que mais atrai turistas no Veneto. A florentina Salvatore Ferragamo doou 600.000 euros para a reforma de oito salas da Galleria degli Uffizi (fundada em 1581), pinacoteca que abriga a Primavera e O Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli, entre tantas outras obras de tamanho valor em Florença. A Tod’s investiu 25 milhões de euros na região vizinha e restaurou o Coliseu de Roma.

Brogi_Giacomo-580x453

Agora é a vez da Bulgari, que foi fundada em Roma em 1884 por Sotirio Bulgari, restaurar um cartão postal da cidade que recebe cerca de 36 milhões de turistas ao ano. Até Audrey Hepburn passou por lá em “A Princesa e o Plebeu”, (Roman Holiday), de 1953. A joalheria romana de luxo investiu 1,5 milhão de euros e um ano de trabalho para limpar, proteger e refazer a fundação de alguns degraus da escadaria da Trinità dei Monti, construída entre 1723 e 1726 pelo arquiteto Francesco De Sanctis (1693 – 1740). A escadaria fica na Piazza di Spagna (Praça da Espanha) – que até o século XVII era conhecida como Piazza di Francia (Praça da França) – e leva até a Santissima Trinità dei Monti (Igreja da Santíssima Trindade dos Montes).

Fontana-della-Barcaccia-580x375

Gostou? Então compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>